Em meados de 2014, um grupo de professores, todos adventistas do sétimo dia, motivados a atender pessoas que vivem nas aldeias em situação de vulnerabilidade social e sem qualquer tipo de assistência, inicia um trabalho humanitário próximo à aldeia do Sambuengue. Missão: lecionar àqueles que não tem acesso à escola e também fornecer educação integral a todos interessados. Entretanto as condições eram precárias, mesmo assim, não deixaram de fazer àquilo que haviam se proposto inicialmente: educar a todos que estiverem ao alcance.
Havia nesse tempo uma promessa por parte do governo de inseri-los ao sistema de ensino e assalaria-los, mas, com o passar do tempo esse por menor, entrou no esquecimento, mesmo assim os missionários seguiram sua Missão. Passados alguns meses, tiveram a oportunidade de entrar em comunicação com a Missionária brasileira, Sílvia Melo, apresentaram a situação e as dificuldades que estavam tendo. A Missionária, de imediato se propôs a ajudar, e no ano seguinte, enviou Missionários brasileiros para construírem o complexo escola da Chicuma. Na sequência patrocinou e tem patrocinado outros missionários para administração Geral e outras funções, a mesma segue ajudando até hoje através de ajuda financeira.
Passados 3 anos, ainda com a ajuda da Missionária e outros doadores brasileiros, foi possível construir as salas de aula e o internato, entretanto, a ajuda que podem nos dar não é suficiente, visto que, além da conclusão das obras, temos gastos com, manutenção predial, combustível para gerador e para o carro, gás, comida para os alunos e funcionários (3x ao dia), material de escritório, material pedagógico, salário dos professores e funcionários entre outros.